quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atendendo ao pedido do Ed!

Hj eu notei que sempre começo a escrever um post com: Então tá gurizada! :))))
Para não fugir da regra:
Então tá gurizada! Vamos lá!
Esse foto foi tirada por mim no momento mais esperado do festival, o Kikito de melhor filme nacional! O vencedor foi CORUMBIARA de Vicent Carelli!
Confesso que não votei neste filme (votei em "Quase um tango..."), mas amei o resultado. O Vicent levou 20 anos para fazer este documentário, na verdade esta denúncia de um crime que, não queira Deus, jamais será punido.
Sem patrocínio e com ameaças ele levou o projeto adiante para defender a memória de índios que foram assassinados. Parte da história do Brasil morreu com eles.
Logicamente é um filme em que o expectador fica tenso e começa a refletir a cada novo fato que é apresentado. Acredito que a escolha, tanto do júri popular como do oficial, não foi baseada somente no filme em si, mas na questão humana e moral.

7 comentários:

Ju Casagrande disse...

Atendi ao pedido do Ed!
Post sobre CORUMBIARA!

Ulisses disse...

Conseguiu resumir o que eu levo parágrafos inteiros para escrever, Juliana. É isso aí mesmo!

Eduardo Nozari disse...

Uhmm, boa justificativa. hehe

Mas isso sempre é uma questão polêmica né: se deve prevalecer a qualidade fílmica ou a do conteúdo.

E Corumbiara é um documentário acessível? Tinha lido algo de que era um filme hermético, difícil.


Mais uma coisa: agora justifica teu voto para "Em teu nome". hehe

bjs.

Ju Casagrande disse...

Realmente não é um filme "fácil" digamos assim. Se o expectador for um alienado em relação a índio e nem sabe o que é FUNAI e etc...a "criatura" vai odiar hehehehehe!Eu só acho que não aproveitei mais o filme por causa do horário. Se fosse exibido mais cedo eu teria visto com mais atenção tb! Eu não votei no "Em teu nome" eu votei no "Quase um tango..." que é com o Marcos Palmeira (tentando se fazer de gaúcho....se fosse só pela atuação dele eu não teria votado) e com a Vivianne Pasmanter. Votei nesse filme pela simples razão de gostar dele e de me lembrar de algumas coisas de POA q me trazem um sentimento mto bom.

Victor disse...

O Corumbiara sem dúvidas é um filme denúncia. Ou seja, isso acarreta um certo teor político forte. Mas isso não é tudo. O filme tem uma alma que nenhum outro longa nacional do festival deixou transperecer. E é uma alma que toca à todos (fora quem não gosta de índio, o que é um tanto vergonhoso pra nação, mas é um fato triste) e que deveria ser assistada. Foi um prêmio que considerou muito o conteúdo da obra, mas a linguagem dela é de arte cinematográfica.

Eduardo Nozari disse...

ah é, fiz confusão. hehe

e essa história de que pagaram não sei quantos mil pra Xuxa aparecer por aí? Procede? Ou é intriga dos sabotadores do Festival?

Ju Casagrande disse...

Segundo o site do Festival é intriga da oposição hehehehe....tá lá que eles não pagaram nada! Mas a gente nunca sabe,né?!